Um dos elementos essenciais no modelo de sensualidade feminina, principalmente na cultura brasileira é o bumbum. Muitas mulheres e homens estão buscando cada vez mais uma silhueta agradável por uma das preferências nacionais , quem não alcança um resultado satisfatório por meio de exercícios físicos, recorre àsmodernas técnicas da cirurgia plástica que proporciona aos pacientes um corpo mais curvilíneo e de aparência desejável. Por essa questão e por conta do progresso da cirurgia plástica nos últimos tempos, a inclusão de prótese de glúteo vem ganhando cada vez mais adeptos.
A gluteoplastia ou cirurgia dos glúteos é um procedimento utilizado para aumentar e remodelar o bumbum através da inclusão de uma prótese de silicone, realizada em pacientes com queda , flacidez e com pouco volume nas nádegas. A técnica utilizada, é a intramuscular, onde a próteseé colocada no meiodo músculo glúteo maior,proporcionando resultados seguros , com baixos índices de complicações e garantindo sucesso na cirurgia. O tipo de anestesia utilizada é a peridural e a operação leva aproximadamente duas horas, com tempo de internação estimado em 24 horas.
O tamanho das próteses varia de 200 a 500 ml, o cirurgião plástico pode optar por três formatos: oval, oval com extra-projeção (quartzo) e a redonda. Segundo o cirurgião plástico Dr. Genês Lopes , a prótese redonda é indicada para o paciente que deseja aumentar a nádega como um todo e fornecer mais projeção, a oval é para quem tem uma nádega longa ou com certo grau de flacidez. Dependendo do exame físico do paciente, o especialista irá definir qual a prótese mais indicada. “O resultado é confiável, desde que a prótese esteja no meio do músculo. Os implantes permanecem em média 20 anos”, comenta Genês.
O pós-operatório requer cuidados que são fatores primordiais para alcançar bons resultados. Entre eles encontram –se : controlar prováveis dores a base de analgésicos; repouso de sete dias podendo sentar com auxílio de travesseiros; rigorosa higienização no local; e ao decorrer da vida o paciente fica proibido de tomar injeção nas nádegas. Outras atividades do dia – a- dia e exercícios que não exijam muito esforço podem ser realizados após 30 dias depois da cirurgia.
O Dr. Genês Lopes alerta que “é muito importante que a avaliação clinica seja feita por um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Recomendações de pessoas que foram submetidas ao mesmo procedimento e ficaram satisfeitas são muito úteis. Desconfie de médicos que fazem diagnósticos rápidos, pois no pré – operatório deve ser realizado um exame físico criterioso do paciente”, revela o médico.
Dr . Genês Lopes
Cirurgião Plástico Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Federação Ibero – Latinoamericana de Cirurgia Plástica.