O câncer de mama tem cura. Previna-se, fique de olho e mate no peito esta doença. O diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento, sem implicar na retirada total das mamas. Mas se for necessário à retirada total das mamas (mastectomia), a cirurgia plástica fornece excelentes resultados na reparação da mama.
Prevenção primária- visa evitar a formação do câncer de mama. São elas evitar: obesidade, sedentarismo, alimentos gordurosos e ingestão de álcool em excesso.
Prevenção secundária- diagnóstico precoce. Avaliação mamográfica é muito importante. Realização de uma mamografia aos 35 anos e anualmente após os 40 anos.
Na fase pré-clínica do câncer de mama, os tumores detectados pela mamografia, as taxas de cura são quase de 100% . Esta deve ser a motivação maior para as mulheres a fazerem uma mamografia de rotina.
Os exames físicos realizados por médicos também é eficaz para tumores de até 1 cm ou mais de diâmetro.
O auto-exame, realizado pela própria paciente mensalmente após a menstruação identifica nódulos a partir de 3 cm de diâmetro.
Como fazer o auto-exame?
A – em pé em frente ao espelho observe o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas.
B – levante os braços observe se com movimentos aparecem alterações de contorno e superfície das mamas.
C – deitada, a mão direita apalpa a mama esquerda, faça movimentos circulares apertando levemente com a ponta dos dedos toda a mama.
D – deitada a mão esquerda apalpa a mama direita, faça movimentos circulares apertando levemente com a ponta dos dedos toda a mama.
Orientações para você mulher moderna:
- Após os 40 anos faça o exame mamográfico anualmente
- O câncer de mama tem cura
- O câncer de mama quando detectado no inicio, o índice de sucesso com o tratamento é superior a 90%.
- Na maioria das vezes não é necessário retirar toda a mama, ma sim parte dela, porém se for necessário retirar toda a mama a reparação imediata realizada pelo cirurgião plástico oferece muito bons resultados.
- Se você tem idade superior aos 30 anos faça o auto-exame mensalmente e tenha sua mama examinada por um mastologista uma vez por ano.