O tamanho da mama deve ser proporcional ao tórax da paciente, ao dorso, aos quadris e às nádegas.
Cirurgia indicada para pacientes que apresentam mamas caídas e com volume pequeno, com desejo de levantamento das mamas associado à inclusão de uma prótese de silicone. Normalmente, as cicatrizes são menores que uma redução mamária clássica.
Quais as causas da queda das mamas?
A perda de volume mamário comumente resulta da perda significativa de peso, atrofia pós-parto ou involução pós-menopausa. A qualidade da pele é influenciada por numerosos fatores, como envelhecimento, o ingurgitamento cíclico simples (menstrual) ou lactacional, o ganho de peso pode esticar a pele, desde modo a pele fica fina e inelástica criando um envoltório natural ineficaz.
Quais os objetivos da mastopexia + prótese de silicone?
A mastopexia é um procedimento cirúrgico que tenta reverter à progressão normal da ptose mamária, restaurando a forma jovial da mama, apesar de algumas mamas nunca terem gozado de uma aparência cheia, não ptótica, mesmo na juventude. Os objetivos são reposicionar o complexo areólo-papilar , reposicionar a massa mamária e melhorar o seu contorno e volume (introdução de uma prótese de silicone para restabelecer o volume perdido). Remover a pele em excesso e fornecer sustentação para a mama de uma geral.
Onde se localizam as cicatrizes?
Dependendo da técnica empregada, poderemos ter variações quanto às cicatrizes. Podem ser em “T” invertido, ‘L”, ‘I”, periareolar. Quanto maior a mama maior a cicatriz resultante da cirurgia. Na verdade, a paciente vai trocar uma mama flácida e caída por uma mama com um contorno estético, porém à custa de uma cicatriz.
Como ficaram as minhas novas mamas?
A - Até 30 dias, as mamas apresentam-se com seu aspecto melhorado, sua forma ainda está aquém do resultado planejado.
-
De 30 dias até seis meses, a mama começa a apresentar evolução que tende à forma definitiva. Poderá neste período apresentar aumento ou diminuição da sensibilidade do mamilo, além de maior ou menor grau de inchaço.
-
De seis meses a 18 meses, é o período em que a mama atinge seu formato definitivo (cicatriz, forma, consistência,volume, sensibilidade). Período ideal para comparar fotograficamente com o pré-operatório.
Que tipo de anestesia é utilizado?
Local, peridural com sedação e geral (critério do anestesista).
Orientações no pós-operatório:
- uso do modelador
- não levantar os braços
- andar no banco de trás do automóvel
- uso da fita cirúrgica compressiva
- cuidados de higiene das cicatrizes
- uso adequado da medicação prescrita
- retorno com o Dr. Genês Lopes nos dias agendados.
- paciência no período pós-operatório até atingir o resultado definitivo.