Definição:Reconstruir as mamas com utilização de próteses de silicone ou tecidos da própria paciente (mama, costas, barriga).
Modalidades de reconstrução mamária:
1- reconstrução imediata – efetuada no momento da retirada do câncer de mama
2- reconstrução tardia- realizada em média 1 a 2 anos após a retirada o câncer de mama.
Opções técnicas de reconstrução mamária:
-
Retirada de um quadrante da mama (quadrantectomia), em pacientes que possuem uma mama de volume médio ou grande a reconstrução pode ser realizada com o tecido residual com se fosse uma mastoplastia redutora. Ou com a utilização de retalhos locais como o plug-flap, retalho tóraco-lateral, retalho tóraco-lateral modificado. Normalmente em casos de quadrandectomia é realizada a mastoplastia na mama oposta o que propicia uma simetrização mais satisfatória e a possibilidade da análise do tecido mamário ressecado o que é importante para rastreamento de lesões mamárias ocultas.
-
Retirada da totalidade do tecido mamário (mastectomia), normalmente as reconstruções são realizadas:
- próteses de silicone - quando se a retirada de pele for pequena e mama contra-lateral de pequeno a médio volume sem ptose excessiva.
- prótese expansora provisória - quando a retirada de pele é maior e não é possível a colocação de uma prótese de silicone. O expansor é inflado com solução fisiológica estéril até atingir o nível desejado de tamanho da mama. Após 6 a 12 meses é realizado a troca por uma prótese de silicone.
- prótese expansora definitiva - são próteses de compartimento duplo (silicone + soro fisiológico), neste caso as expansões são realizadas até o volume desejado e não é necessária a troca por prótese de silicone em um segundo tempo cirúrgico.
- retalho grande dorsal + prótese - quando a retirada de pele é muito grande devido à necessidade oncológica. O retalho muscular leva pele e músculo suficientes para a cobertura do implante de silicone. Resulta em uma cicatriz posicionada normalmente, na linha do sutiã posteriormente.
- retalho do músculo reto abdominal - a pele do abdome é levada junto com o músculo reto abdominal para o tórax para reconstruir a mama. A cicatriz residual fica com se fosse uma abdominoplastia clássica.
Quais os efeitos da radioterapia nas reconstruções mamárias?
A radioterapia provoca diminuição da circulação nos tecidos, com conseqüente endurecimento dos mesmos, perda da elasticidade dos tecidos o que pode levar a perda do resultado das reconstruções mamárias.
Como pode ser reconstruído a aréola e o papila (bico) ?
Retalhos locais
Enxertos de pele
Dermopigmentação (tatuagem)
Técnica de pesquisa do linfonodo sentinela - procedimento onde é feita a injeção de substância radioativa na aréola da paciente e esta substância posteriormente é captado na axila por meio de um aparelho denominado de gama-probe, possibilitando a retirada de apenas um linfonodo (linfonodo sentinela) que é analisado pela patologia, que em muitos casos evita um esvaziamento axilar de forma rotineira. Esta técnica é indicada para tumor mamário em fase inicial.