Marcação de Consulta

WhatsApp
61 99249-9312
ou Telefone
61 3562-5763

Horário de Atendimento

Segunda à Sexta
09h às 12h e 14h às 18h 

Prótese de Mama

A prótese de silicone é um produto de alta tecnologia, que apresenta uma membrana externa (invólucro) que reveste o silicone de alta coesividade (firme), que impede a migração do silicone para os tecidos adjacentes. O silicone é uma substância sintética e sua base é o silício, elemento natural encontrado em algumas rochas, na areia e também no quartzo. O silicone também possui formas diferentes como gel, óleo e sólido. Na medicina, ele é utilizado em técnicas de reparação e reconstrução.

Um implante mamário tem como objetivo a melhoria ou restauração da forma e da estética do seio. Sua colocação requer uma cirurgia, que na maioria dos casos é muito benéfica, tanto no nível psicológico como estético. As mulheres que se submetem a esta cirurgia adquirem maior feminilidade e autoconfiança.

Quanto à superfície temos próteses lisas e rugosas (texturizadas e poliuretano). As próteses rugosas são o mais utilizado devido ter menor índice de contratura capsular (endurecimento das mamas).

A escolha da forma e do volume do implante de silicone depende da anatomia da mama da paciente, da experiência do cirurgião plástico e do desejo da paciente.

  

Quanto ao formato:

  1. Redonda: perfil alto e perfil baixo.
    Natural com extra-projeção.

  2. Anatômica: formato de gota.  
    Anatômica de pólo inferior: perfil baixo, moderado e alto. 

     

 

Quanto o plano de colocação:

  1. Subglandular

  2. Submuscular

  3. Dual plane

  4. Subfascial

     

 

Vias de acesso: 

  1. Via areolar

  2. Via sub-mamária

  3. Via axilar

  4. Via abdominal

Onde se localizam as cicatrizes?

Geralmente no pólo inferior da mama ao nível do sulco submamário de 5 cm de extensão, periareolar de 180 graus, e às vezes na axila. Essas cicatrizes são indicadas em pacientes sem flacidez e sem excesso de pele.

Nas pacientes com flacidez após amamentação ou após grandes emagrecimentos haverá necessidade de se retirar pele com cicatriz residual maior (“T” “L” “I”) dependendo de cada caso.

 

Como ficarão minhas mamas em relação ao tamanho e consistência?

   A- Até 30 dias as mamas estarão inchadas com formato aquém do resultado definitivo.

   B- 30 dias até 90 dias, evolução que tende a forma definitiva.Existe certo grau de inchaço e cicatrizes mais evidentes.

   C- 90 dias até 18 meses, mamas atingem o resultado definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade).

 

 No caso de gravidez, o resultado poderá ficar prejudicado?

 Sim, devido ao aumento de peso e provável flacidez e queda das mamas após a amamentação.

 

Qual o tipo de anestesia utilizada?

Peridural, local com sedação.

 

Cuidados pós-operatórios:

 Depois de uma cirurgia, podem ocorrer dores locais, edemas, equimoses e modificações da sensibilidade no local da cirurgia. Estas alterações podem durar em média por até 6 meses, porém desaparecem com o tempo.

 A cicatriz é uma conseqüência natural de qualquer cirurgia. O cirurgião vai lhe orientar sobre seu posicionamento, tamanho e evolução ao longo dos meses.

 

 Orientações no pós-operatório:

 - uso do modelador

- não levantar os braços

- andar no banco de trás do automóvel

- uso da fita cirúrgica compressiva

- cuidados de higiene das cicatrizes

- uso adequado da medicação prescrita

- retorno com o Dr. Genês Lopes nos dias agendados.

- paciência no período pós-operatório até atingir o resultado definitivo.

  

Riscos da cirurgia de prótese mamária:

 Toda cirurgia possui riscos, como efeitos da anestesia, infecção de feridas, inchaço, sangramentos, dor e problemas na cicatrização.

 Algumas complicações possíveis: contratura capsular, ruptura, interferência na mamografia e modificação de sensibilidade.

 

 O silicone é extremamente utilizado em nosso cotidiano (colas, cosméticos, loções, bebidas, chicletes) sendo normalmente aceito pelo nosso organismo. Não é responsável por doenças no ser humano.

 

 O que vem a ser o endurecimento das mamas (retração capsular)?

É uma retração exagerada da cápsula fibrosa (cicatriz interna) que se forma em torno da prótese , que determina diferentes graus de endurecimento na região da mama. A retração da cápsula não reflete um problema cirúrgico, mas sim um comportamento reacional exagerado do organismo à presença da prótese de silicone. O tratamento é a troca do tipo da prótese com a possibilidade de mudança do plano de introdução do implante a depender do caso clínico.

 

Troca do implante

Não existe prazo definido para   troca do implante, o que se deve fazer é um acompanhamento com exames de imagem (ecografia, mamografia e ressonância nuclear magnética) que tem como objetivos avaliar a superfície do implante (deve estar íntegra).

A CLÍNICA

COMO CHEGAR

AGENDE SUA CONSULTA

 
Dr. Genês Lopes

QS 03 - Lotes 3, 5, 7 e 9 - Ed. Pátio Capital, Loja 225
Pistão Sul, Taguatinga - Distrito Federal
Prédio novo ao lado da Feibox e em frente ao Extra
Como chegar?