Conceito: diminuição e levantamento das mamas volumosas e caídas.
O tamanho da mama deve ser proporcional ao tórax da paciente, ao dorso, aos quadris e às nádegas.
As indicações para a redução de mamas são: entalhe na região dos ombros, dor nas costas, dor no pescoço, mastodínea, maceração na região do sulco inframamário, dificuldade de achar roupas que vistam bem e sejam atrativas, vergonha, sentimentos de desvalorização, desconforto para exercícios, perda de atrativo sexual e da feminilidade.
As perguntas mais comuns são:
Em que idade a redução de mama deve ser realizada?
Idealmente, deve-se esperar que a paciente adquira completa maturação da mama, geralmente muitos anos após o início da menstruação. Entretanto, se as mamas estão muito acima do tamanho e interferem com as atividades da paciente e com sua auto-estima, o procedimento pode ser realizado mais precocemente. A paciente e sua família são alertadas que o procedimento poderá ser repetido se a mama continuar a crescer. Também, deve estar cientes da extensão das cicatrizes e da potencial perda da sensibilidade e da capacidade de lactação.
Onde se localizam as cicatrizes?
Dependendo da técnica empregada, poderemos ter variações quanto às cicatrizes. Podem ser em “T” invertido, ‘L”, ‘I”, periareolar. Quanto maior a mama maior a cicatriz resultante da cirurgia. Na verdade, a paciente vai trocar uma mama volumosa e caída por uma mama com um contorno estético, porém à custa de uma cicatriz.
Como ficaram as minhas novas mamas?
-
Até 30 dias, as mamas apresentam-se com seu aspecto melhorado, sua forma ainda está aquém do resultado planejado.
-
De 30 dias até seis meses, a mama começa a apresentar evolução que tende à forma definitiva. Poderá neste período apresentar aumento ou diminuição da sensibilidade do mamilo, além de maior ou menor grau de inchaço.
-
De seis meses a 18 meses, é o período em que a mama atinge seu formato definitivo (cicatriz, forma, consistência,volume, sensibilidade). Período ideal para comparar fotograficamente com o pré-operatório.
O resultado pode ser prejudicado com uma gravidez?
A lactação pode ser prejudicada, principalmente nas mamas volumosas que necessitam de grandes reduções. Poderá ocorrer diminuição da sustentação mamária e conseqüente queda da mama.
Que tipo de anestesia é utilizado?
Local, peridural com sedação e geral (critério do anestesista).
As pacientes ficam satisfeitas com os resultados?
A mastoplastia redutora leva a excelente satisfação a logo prazo, apesar das cicatrizes. Na maioria dos estudos, mais de 95% das pacientes fariam a cirurgia de novo e a recomendariam a outras pessoas. As pacientes se sentem mais confortáveis comprando roupas e fazendo exercícios e principalmente, se sentem melhor com sua auto-imagem. A maioria relata uma diminuição pós-operatória nos sintomas físicos.
Orientações no pós-operatório:
- uso do modelador
- não levantar os braços
- andar no banco de trás do automóvel
- uso da fita cirúrgica compressiva
- cuidados de higiene das cicatrizes
- uso adequado da medicação prescrita
- retorno com o Dr. Genês Lopes nos dias agendados.
- paciência no período pós-operatório até atingir o resultado definitivo.